Contribuição Sindical

Saiba tudo sobre a Contribuição Sindical

Emitir sua Guia online

Projetos do SOEPAR Importância do Recolhimento Juntos somos Sistêmicos

Qual o valor a ser recolhido para a Contribuição Sindical?

O valor é fixo para todos os Cirurgiões-Dentistas profissionais liberais, não há qualquer tipo de desconto ou convênio. Para o exercício de 2018 é recolhido a quantia de R$ 169,00. Saiba como é gerado o valor da Contribuição Sindical... CONTINUE LENDO.


O SOEPAR recebe o valor integral do recolhimento?

Não. Do valor recolhido, retirando todos os encargos de recebimento, como taxas bancárias e de envio da da cobrança; 60% fica com o SOEPAR, 20% vai para o Ministério do Trabalho, 15% para a Federação filiada (FNO) e 5% para a CNPL.


Quem pode pagar a Contribuição Sindical? Sou obrigado?

Todos os profissionais liberais, autônomos ou empregados, podem fazer o recolhimento da Contribuição Sindical, conforme CLT Art. 578 e 579. Com a Lei 13.467/2017 a contruibuição passa a ser facultativo... CONTINUE LENDO.


Qual a importância da Contribuição Sindical?

O Sindicato cumpre um importante papel social, pois além de negociar salários, ele estabelece acordos coletivos com os empregadores, buscando melhorar as condições de trabalho dos profissionais que representa; negocia melhores tabelas com os convênios; melhores condições de trabalho tanto dos dentistas empregados, servidores, quanto os autônomos em consultórios... CONTINUE LENDO.


Quais os benefícios em recolher para o SOEPAR?

O SOEPAR é o representante dos Cirurgiões Dentistas no estado do Paraná, defendendo os direitos e lutando por melhores condições à classe. O sindicalizado se beneficia de muitas maneiras; Assistência Jurídica, Representação política em Projetos de Leis, Acordos coletivos, Recolocação no mercado de trabalho, capacitação de profissionais (incluindo cursos gratuítos)... CONTINUE LENDO.


Por que pagar a Contribuição Sindical se eu já pago o CRO?

Antes de respondermos esta pergunta, vamos nos atentar à uma estatística alarmante. Qual a porcentagem de rescisões realizadas no SOEPAR são finalizadas sem ressalvas? Estas rescisões chegam no SOEPAR com erros que favorecem financeiramente somente os contratantes, valores que podem chegar na casa das dezenas de milhares de reais... CONTINUE LENDO.


Devo recolher para o Sindicato Majoritário da empresa ou da Categoria Profissional?

A Consolidação das Leis do Trabalho, em seu art. 585 e parágrafo único concedeu ao profissional liberal o direito de escolha referente à sua contribuição sindical. Lembre-se que pagando a guia em favor do SOEPAR, o RH não poderá descontar em favor do outro sindicato a contribuição, haja vista o direito de escolha ser garantido pelo art. 585 da CLT... CONTINUE LENDO.


Nunca paguei a Contribuição Sindical. Como fazer para recolher o que está em atraso?

Procure a tesouraria do SOEPAR, será calculado o valor do débito da Contribuição Sindical acrescido dos demais encargos financeiros conforme art. 600 da CLT. Vale lembrar que, por se tratar de tributo federal obrigatório, a contribuição sindical será devida sempre em equivalência aos 5 (cinco) últimos anos. Procure o Sindicato e negocie o parcelamento... CONTINUE LENDO.